Publicidade
 
   
Buscar OK
     
 
AsBEA - Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura.
Tamanho do texto
Notícias

13/Novembro/2014

Projeto da Realiza Arquitetura, de empreendimento Classe A, lançado em Curitiba, garantiu destaque nacional em prêmio considerado Oscar do mercado imobiliário



 

 

 

Esqueçam as tradicionais fachadas com quadradinhos perfeitos e sacadas idênticas. A tendência mundo afora é a fachada assimétrica e impactante. Essa foi a aposta das incorporadoras AG7 Realty e Thá com o MANDALA, localizado em Curitiba. O empreendimento ganhou uma fachada totalmente diferente do comum: as três torres compostas por vidros do piso ao teto e as 15 tipologias de apartamentos permitiram essa distinção. A arquitetura inovadora foi uma das características que garantiu ao empreendimento o Prêmio Master Imobiliário, considerado Oscar do mercado imobiliário.

 

Antônio José Gonçalvez Jr. e Frederico Carstens, responsáveis pelo projeto arquitetônico, buscaram desenvolver uma fachada sofisticada e funcional para o MANDALA. Gonçalvez Jr. conta que a maior parte da fachada e dos muros de proteção é composta por vidro, o que traz elegância e permeabilidade visual. Essa característica confere ao local uma interação com o entorno e foi obtida pela transparência dos materiais utilizados. “A transparência permite um híbrido entre ambiente externo e interno. O que é um ganho para os moradores e para a região”, enfatiza Gonçalvez Jr. Além disso, o vidro possibilita iluminação natural e conforto térmico. “O material foi escolhido para reter ou expulsar calor quando necessário”, completa.

 

A volumetria criada pelo projeto arquitetônico também integra a permeabilidade visual do empreendimento. Com recuos e vigas horizontais e verticais, o MANDALA foge dos padrões comumente utilizados. A variedade de plantas colaborou para diferenciar a disposição da fachada. “Criamos 15 tipologias para ter mais opções de apartamentos e ainda para trazer uma fachada dinâmica e desalinhada”, explica Carstens. Para garantir o aproveitamento por igual em todas os apartamentos, o MANDALA conta com uma praça central privativa com 2 mil m², de modo que, na prática, todas as unidades do empreendimento são de frente.

 


As penthouses intermediárias também contribuíram com a assimetria da fachada. Essa tipologia foi desenvolvida para coberturas e é caracterizada pelo pé direito duplo e divisão entre a área social do apartamento (andar inferior) e a área privativa (andar superior). Carstens destaca que, no MANDALA, as penthouses estão distribuídas no meio da estrutura das torres, com o objetivo de trazer dinâmica à fachada e servir como suporte para uma das principais características do empreendimento: permitir que o morador se sinta como se estivesse em uma casa. “A penthouse intermediária traz conforto e espaço, com a segurança de um apartamento”, ressalta.

 

O emprego de recursos comumente utilizados em residências também conferiu inovações no projeto dos ambientes sociais internos das unidades do MANDALA. Exemplo disso está na integração da sala de estar com a cozinha, orientação que garantiu fluidez e espaço para que o morador reorganize a planta conforme sua necessidade. Outro ponto de destaque é a ausência de dependência de empregada, elemento ainda encontrado em lançamentos de residenciais de luxo. No MANDALA, foram criados espaços compartilhados na área comum dos andares para uso por prestadores de serviços, o que garantiu mais espaço na área privativa dos apartamentos.



  Imprimir Envie para um amigo
 

ASSOCIADOS
Login (e-mail) Senha  
Esqueci a senha  



SÓCIO COLABORADOR
Caso você não visualize a animação corretamente, clique aqui para fazer o download do FlashpPlugin.








CADASTRE-SE
Mantenha-se informado sobre o mercado de arquitetura
Nome E-mail
 
Cadastrar



VEJA TAMBÉM
AsBEA - 22/07/16
Jogos simulam a realidade e ajudam arquitetos no desenvolvimento de cidades inteligentes

AsBEA - 22/07/16
O desafio transversal da mobilidade urbana



 


AGENDA
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31





 


Institucional Mkt Relacionamento Associe-se Associados
Prêmio AsBEA Manuais Notícias Eventos
Clipping Indique Galeria Fale Conosco
Anuncie      

ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS