Associe-se

Institucional

A AsBEA -- Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura --, é uma entidade independente, composta e dirigida pelos escritórios de arquitetura e urbanismo associados. Conta também com a associação de empresas fornecedoras de produtos e de serviços do setor de arquitetura e construção civil, como colaboradoras.

Através da participação em grupos de trabalho, seminários, conferências e encontros sociais/profissionais, seus associados trocam experiências e identificam os pontos de interesse comuns para poder qualificá-los, representá-los e divulgá-los perante às instituições públicas ou privadas, ao mercado e ao público em geral.

Atualmente a AsBEA tem sede na cidade de São Paulo e atua em conjunto com suas regionais (RJ, PR, SC, RS, CE, AM e MG), sedes ligadas pelo mesmo estatuto, mas com autonomia financeira e operacional. As empresas patrocinadoras ou colaboradoras podem participar tanto da AsBEA a nível nacional quanto das atividades exclusivas das Regionais.


Histórico

A AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura -- surgiu no início da década de 1970 reunindo os profissionais que então já se organizavam como empresas, com uma atuação significativa na área de construção civil daquele período. Na época, a Associação reunia menos de vinte escritórios de arquitetura, quase todos sediados em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Ao longo dos anos 80, com o desenvolvimento do mercado imobiliário, e como consequência da atuação da entidade e seus associados, houve um aumento da demanda por escritórios de arquitetura para os projetos de edificações. Novos escritórios, já organizados como empresas, associaram-se à AsBEA, incrementando seus quadros e, mais importante, qualificando a representatividade da Associação junto às demais entidades ligadas à área, aos Governos e principalmente ao próprio mercado imobiliário.

Totalmente consolidada na década de 1990, a AsBEA passou a participar ativamente das formulações de novas leis e normas dirigidas à área, articulando um relacionamento cada vez mais técnico e profissionalizado entre todos o segmentos das indústrias da construção e os arquitetos. Acompanhando a nova realidade brasileira, a Associação se expandiu, com a criação de suas regionais, em busca de uma atuação nacional ainda mais marcante.

O mercado imobiliário já bastante amadurecido e profissionalizado, na década de 2000, criou novas demandas, abrindo espaço para serviços de arquitetura dedicados a partes ou tipos específicos de projetos. Estes novos escritórios vieram a se associar à AsBEA, mais uma vez agregando conteúdo de qualidade, com seus conhecimentos e participação ativa nos específicos Grupos de Trabalho da entidade.

Desde a sua fundação, a AsBEA vem apoiando as diversas organizações que representam os arquitetos: já no seu início, com a inclusão da arquitetura no Sinaenco -- Sindicato Nacional da Arquitetura e Engenharia Consultiva --, até a criação do CAU -- Conselho de Arquitetura e Urbanismo --, em 2010.

Nesta década de 2010, a AsBEA vem se ajustando à atual realidade brasileira, incrementando sua atuação nas áreas institucional, internacional e comercial, além de estimular e consolidar a criação de novas regionais, (como a futura criação da regional São Paulo), a fim de consolidar a atuação da entidade nacional como coordenadora das atividades de suas regionais.

Conheça o Estatuto da AsBEA