AsBEA Firma Acordo com o MIPIM para a Promoção da Participação de Escritórios Brasileiros

AsBEA, por meio do Programa Built by Brazil, mantido pela AsBEA-SP, estabeleceu um acordo para o estímulo à participação de escritórios de arquitetura e urbanismo brasileiros na maior feira do mercado imobiliário global. 

O que é o MIPIM ?

Le marché international des professionnels de l’immobilier, conhecido internacionalmente como MIPIM, recebe agentes públicos e privados para negociações em planejamento urbano, desenvolvimento e financiamento de projetos, além de serviços correlatos como administração de imóveis e portfólios. Na edição de 2023, que ocorrerá entre 14 e 17 de março, sempre em Cannes, França, o MIPIM espera representantes de mais de 2,400 empresas, 80 países e 480 palestrantes para exibição de projetos, reuniões comerciais, a premiação MIPIM Awards e a discussão de temas relevantes como o “Road to Net Zero”, o caminho para zero emissões de carbono no setor de planejamento e construção.  

Em sua própria definição: “Ao realizar um festival urbano único durante 4 dias em Cannes, o MIPIM influencia e acelera a transformação do ambiente edificado. O MIPIM é um catalisador para soluções concretas que combinam debate, pensamento de vanguarda, oportunidades de desenvolvimento e capital global para impulsionar as mudanças apontadas. Conectamos e inspiramos a comunidade imobiliária internacional a criar lugares mais sustentáveis, habitáveis e prósperos para todos.”

 

MIPIM lança sua Iniciativa “Road to Zero” 

O setor imobiliário precisa alcançar emissões de carbono operacionais líquidas até 2030 e emissões incorporadas à construção até 2050 para atender às metas do Acordo de Paris. Este ano, o MIPIM decidiu dedicar uma área inteira a este desafio, o que dá ao setor imobiliário global a chance de compensar seu impacto de carbono. A iniciativa “Road to Net Zero” reúne protagonistas de todos os aspectos do ambiente construído: de empresas tradicionais a Proptechs de ponta, às consultorias e os pensadores mais brilhantes do mundo na batalha pela sustentabilidade. 

 

Acordo entre a AsBEA e MIPIM para a promoção da participação de escritórios de arquitetura brasileiros:

Em 2022, estiveram no MIPIM mais de 226 empresas de arquitetura de 20 países, sendo a AsBEA a única entidade de arquitetura e urbanismo brasileira participante. Com o objetivo de estruturar a ampliação da participação de escritórios de arquitetura e urbanismo brasileiros, a AsBEA, por meio do Programa Built by Brazil para a internacionalização dos escritórios de arquitetura brasileiros, mantido pela AsBEA-SP, firmou no início de 2023 um Gentlemen´s Agreement com o MIPIM. Este acordo permite aos escritórios associados à AsBEA o acesso com desconto para participação presencial na feira, promovendo gradualmente a ampliação da participação dos escritórios e a promoção internacional da arquitetura brasileira.  

 

Por que a AsBEA irá ao MIPIM?  

Por meio do Built by Brazil, a AsBEA trabalha ativamente para a Promoção Internacional das empresas de arquitetura e urbanismo brasileiras sendo a Missão Built by Brazil MIPIM sua principal ação de Promoção Internacional. Com projetos de arquitetura exportados para França e Chile pelos escritórios brasileiros participantes na edição de 2019, o MIPIM promove rodadas de negócios voltadas especificamente para projetos de arquitetura e urbanismo, principalmente nos segmentos: hoteleiro, hospitalar, infraestrutura, logística e co-living. Além disto, desde 2022 a AsBEA apoia a Apex-Brasil na realização do Pavilhão Brasil no MIPIM, voltado para a atração de investimentos a projetos imobiliários no Brasil, com o objetivo de ampliar a carteira de projetos realizados no país, e consequentemente a oferta de serviço aos escritórios brasileiros.  

 

Como será a Missão AsBEA Built by Brazil MIPIM 2023:  

Ampliando sua participação em comparação a 2022, quando realizou um estande, em 2023 a Apex-Brasil irá realizar o Pavilhão Brasil no MIPIM 2023, para o qual a AsBEA vem colaborando por meio do Built by Brazil, desde fevereiro de 2022. A colaboração se dá na base da indicação de projetos de arquitetura e urbanismo em fase de desenvolvimento para exibição no Pavilhão e atração de investimentos internacionais. Para isso, a AsBEA realizou um chamamento aberto, com a participação de 11 escritórios de 5 estados brasileiros e a seleção de 2 projetos dos escritórios: Nasser Hissa (CE) e Konigsberger Vannucchi (SP). Os projetos em fase de desenvolvimento permitirão a participação tanto dos arquitetos, quanto dos clientes incorporadores, demonstrando a capacidade da AsBEA na articulação de atores chave da cadeia produtiva para a estruturação de negócios, atendendo diretamente à solicitação da Apex-Brasil para a qualificação dos participantes do Pavilhão Brasil no MIPIM 2023.   

Além da exibição dos projetos selecionados pela AsBEA, o Pavilhão Brasil contará com a exibição de mais projetos selecionados pela Apex-Brasil e programação de atividades visando a atração de investimentos para os mesmos. Para isso, além de painéis para exibição dos projetos em destaque, o Pavilhão conta com uma área de pitching na qual os representantes das empresas participantes poderão apresentar detalhes dos projetos a potenciais investidores selecionados pela Apex via processo de matchmaking 

 

Acompanhe mais notícias e nosso Instagram para toda a cobertura da Missão Built by Brazil MIPIM 2023. 

Mais notícias

Mais notícias